Role reversal

 Olá colegas!

Tendo em conta que ao longo do semestre, e principalmente nas últimas aulas, temos vindo a falar de como a mulher tem sido retratada na publicidade, achei por bem partilhar convosco esta campanha publicitária que encontrei.
Como todos sabemos, quando uma mulher promove um produto na publicidade, fá-lo de forma sedutora, com poses e roupas sensuais, acariciando o objecto em questão. A maior parte das pessoas não se questiona sobre isto, uma vez que já está tão habituada a este tipo de imagens na publicidade.
A MotoCorsa resolveu fazer uma sessão fotográfica, para promover a mota Ducati 1199 Panigale, em que isto mesmo acontece. No entanto, com uma surpresa! Recriou todas as fotos da modelo feminina, com modelos masculinos! Este foi o resultado:

























 Penso que esta troca de papéis nos ajuda realmente a ver quão ridícula, à falta de melhor palavra,  é a forma como as mulheres são retratadas na publicidade. Ver homens a fazer a mesma coisa mostra-nos que as poses e as expressões faciais não fazem qualquer sentido. Infelizmente, as mulheres consideradas "provocativas" continuam a vender.

Beatriz Brôco 52050

Comments

  1. Indeed, when men are portrayed the way women so often are, it is brought to light how ridiculous our expectations for a woman's behavior are. We can tell by the unnatural positioning of the male body that this is wrong, it is unnecessary, and honestly is it uncomfortable to watch. Why then, we must ask ourselves, have advertising companies made it so common place to make women assume these stances, to have them pose for an audience in a way we can no longer recognize as unnatural unless a man is subjected to the same treatment? This is a fine example of how different these two genders are, and it makes it painfully clear that we need to strive for much, much better.

    Joana Rita Santos Janeiro
    146220

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  2. Just as it's said, many people don't react or question this way of portraying the women in various cultural industries, and manly in advertising. Even though it is absolutely clear how unnatural those positions are, they are perfectly natural to our eyes. We are the generation that grew up on this kind of representations and projects like these are, in my opinion, are very important because we should ask ourselves how can we deconstruct this kind of portraying women. Examples of contrasting the genders are more and more visible in (social) media and if they are the first step for many to ask themselves about these problems, I believe we should support them and aim for more, no matter how superficial they may seem to be.

    Kristina Mandarić
    149888

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  3. Concordo que as poses que as raparigas têm de fazer são quase sempre ridículas e sinceramente não acho que ajudam a vender bem os produtos...Por isso espero que estes projectos tenham alguma influência para mudar as coisas.
    Também existe uma senhora que faz algo parecido mas com as fotos que as celebridades publicam nas redes sociais (muitas delas igualmente ridículas) : https://www.instagram.com/celestebarber/?hl=en

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