Your prayers have just been answered!


Janis Joplin, famosa cantora de blues, nasceu no Texas em 1943 e faleceu aos 27 anos, a 4 de Outubro de 1970, pouco depois "Mercedes Benz" ser lançado. Assim, esta canção acabou por ser a sua última mensagem no panorama musical e social.


"Mercedes Benz" foi cantado pela primeira vez a 1 de outubro de 1970, sendo uma música que reflete sobre a sociedade comunista americana e o modo como os bens podem valer mais do que as pessoas. Ou seja, a letra da canção poderia provocar mal-estar junto daqueles que querem vender estes carros de luxo ou daqueles que os procuram. O interessante é como a indústria da publicidade inverteu este processo.
Em 1997 a Mercedes-Benz lançou um anúncio televisivo para promover a marca com a incrível e inesperada música de fundo de Joplin. A música que nega a sociedade consumista acaba por ser usada para esse propósito.


No final do anúncio podemos ler "Your prayers have just been answered." 

Terá a Mercedes-Benz entendido o sarcasmo de Joplin e lançado esta contra-resposta demonstrando o  supremo poder da publicidade?
- Patrícia Cândido, 52119


Comments

  1. De facto, considero muito interessante o uso desta música no anúncio da Mercedes. É um pouco gozar com a própria Janis, como quem se sente ofendido por ter sido o exemplo escolhido (quem bem poderia ter sido outro) e depois o feitiço vira-se contra o feiticeiro. Mas se formos bem a ver, esse é um mecanismo muito usado sobretudo nos Estados Unidos, onde as marcas dizem mal umas das outras e incorporam partes do adversário nos seus próprios anúncios e destroem-nos com as suas próprias palavras. Para mim não haveria maior ofensa que colocar as minhas palavras contra X a favor de X. Mas isso também gera outro tipo de publicidade: as pessoas relacionam-se com a música ou acham polémica e a Mercedes vai tendo o seu anúncio visto cada vez mais vezes.

    Henrique Albuquerque-51868

    ReplyDelete
  2. Grata, Patrícia e Henrique, pelas vossas reflexões. Já estudámos o modo como as indústrias publicitárias "reciclam" movimentos / expressões marginais de contestação e as integram no circuito comercial. Este parece ser um dos exemplos que merece a nossa atenção — consciência crítica = capacidade de agenciamento, não esqueçamos.

    ReplyDelete
  3. Realmente é fascinante a forma como a publicidade gera conteúdo. "Pobre Janis" é tudo o que me vem à mente ao ver este anúncio. No entanto tenho de dar a mão à palmatória quanto à genialidade da junção da música ao anúncio desta marca de automóveis.
    "Your prayers have just been answered." em resposta à última pergunta do post é um gritante sim!!

    Beatriz Sousa 52013

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

Role reversal

America's Next Drag Superstar!

"Chinese Female Kung-Fu Superheroes" _more poems on Barbie