Is fake the new reality?

Olá colegas! Numa das últimas aulas a professora mostrou um vídeo que retratava a realidade das revistas de moda, muitas páginas e pouco conteúdo. Ao longo das mesmas deparamo-nos mais com um catálogo do que propriamente com uma REVISTA. Porém, o assunto que me traz aqui hoje é precisamente o que está retratado nessas revistas: imagens e fotografias de modelos que não são reais, podendo mesmo ser estabelecido, a este propósito, um paralelo com a imagem da Barbie e tudo o que esta representa. A pressão que os média e a sociedade de consumo exercem quanto à figura perfeita, torna o Photoshop a ferramenta perfeita para uma falsidade que, por muito que nos custe em admitir, já nos fez sentir mal connosco próprias em alguma altura da nossa vida.

Aqui estão alguns exemplos gritantes de como o Photoshop muda aparências.






Estes são apenas alguns exemplos das muitas celebridades que são sujeitas a manipulação visual para serem comercializadas com uma imagem perfeita — ou seja, a serem objetificadas. Podemos constatar que existe um padrão quanto aos retoques nas imagens: a pele tem de ter uma aparência extremamente jovem e perfeita e o corpo tem de ser magro, escultural e bem definido, sem gorduras extra, como seria de esperar.

No entanto na minha pesquisa, encontrei um vídeo muito interessante sobre celebridades que não desejam que as suas fotos sejam retocadas e que por esse motivo se manifestaram das mais variadas formas.

                                  
Embora hoje vivamos numa sociedade de falsas imagens, é igualmente satisfatório ver a reação negativa de muitas celebridades em relação ao assunto, até porque só a VERDADEIRA REALIDADE devia circular nos meios de comunicação social.

Beatriz Sousa - 52013

Comments

  1. Olá colega!

    Gostei bastante desta tua publicação, aliás, vai de encontro a um dos temas que debatemos numa das aulas.
    Infelizmente, muitas pessoas fazem todos os possíveis para se parecer mais com certas celebridades que vêem nas revistas, mas o que elas vêem nas revistas nem sequer é real. Como podemos perceber pelas tuas fotografias, os corpos são alterados, ou seja, aqueles corpos nem sequer correspondem ao corpo real das pessoas fotografadas. E temos esta vertente, em que o corpo é "apenas" aperfeiçoado através do photoshop, como também temos a outra vertente em que os corpos são completamente gerados por computador. Juntam uma cabeça, a umas pernas, a uma barriga, etc., criando corpos que nem sequer existem.
    De qualquer das formas, gostei do vídeo e gostei de saber que há famosos que se expressaram publicamente contra o uso do photoshop e que querem ser vistos como eles são, e não como uma versão aperfeiçoada deles mesmos.

    Beatriz Brôco 52050

    ReplyDelete
  2. Boa tarde colega.
    Este é um tema muito controverso e que sempre me fez levantar muitas dúvidas. Por exemplo, será que as modelos de marcas de roupa e produtos de beleza (entre muitas outras), têm a noção de que ao aceitarem fazer as sessões fotográficas para determinada marca, estão sujeitas a este tipo de alteração através do uso de photoshop, o que, como demonstra o video, pode ser visto como um insulto ao corpo e ao ideal feminino e consequentemente, causar grandes distúrbios físicos e psicológicos em quem quer imitar esses ideais inexistentes.
    Acho bastante bem que celebridades como as que vemos no video se manifestem contra este uso de photoshop, até para dar um exemplo a quem as segue.

    Miguel Velez, 149542

    ReplyDelete
  3. Olá colegas!

    De facto, é verdade que aquilo que vemos nas revistas não é real e que não nos devia afetar, mas a realidade é um pouco mais complicada. Toda a gente sabe que a Barbie não é real, no entanto, muitas pessoas aspiram a ter as medidas surreais daquele objeto de plástico. O mesmo acontece com as imagens das revistas. Mesmo sabendo que as imagens estão sujeitas a horas e horas de edição, e sabendo que as pessoas ali supostamente representadas em nada se assemelham com aquela imagem, é quase que impossível dissociarmos aquelas imagens falsas com o ideal de perfeição e de aspirarmos chegar lá. A busca pela perfeição é algo que já existe há imenso tempo, e com as novas tecnologias e métodos existentes é cada vez mais fácil criar a ilusão de perfeição. A solução para acabar com esta ilusão e com esta vontade de atingir um padrão de beleza que não é real seria eliminar de vez o "retouching" excessivo ao qual estas imagens são submetidas, ou até mesmo eliminar a edição por completo. Porquê alterar os corpos e as caras das pessoas, ao ponto de nem as próprias se reconhecerem? Porquê "forçar" indivíduos a alcançar padrões de beleza que são inatingiveis? O ser humano não é perfeito, está na altura de alguém informar a sociedade disso. Cada um de nós pode fazer a diferença nesta luta contra a falsa perfeição, basta que abracemos os nossos "defeitos" e aprendamos a ignorar as exigências da sociedade.
    Embora seja um processo demorado, têm-se vindo a observar uma mudança nesta tendência para a não aceitação do que não é a "norma" da beleza. Através da ação de nomes conhecidos como Ashley Graham, modelo plus-size que tem vindo a quebrar barreiras na indústria da moda, ou até mesmo Demi Lovato, uma das cantoras mencionadas no video, a sociedade tem vindo a ceder e a abrir um pouco mais a sua mentalidade tacanha. Talvez um dia consigamos aceitar que somos todos diferentes, mas todos perfeitos.

    Catarina Coelho
    Nº 146208

    ReplyDelete
  4. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  5. Olá, colega!

    Infelizmente isto já está enraizado em tudo o que vemos (publicidade, filmes, séries).
    No caso dos filmes, os actores chegam a expor os seus corpos ao limite para parecerem o melhor possível nas suas cenas.
    É claro que ninguém consegue estar no seu melhor no dia-a-dia, o que acentua uma maior discrepância entre as expectativas que nos são dadas e a realidade.

    Por exemplo, o actor Hugh Jackman é famoso pelo seu papel como a persongagem Wolverine/Logan. Durante os 17 anos a encarnar essa mesma personagem teve de se submeter a práticas perigosas para corresponder às expectativas do realizador e do fãs.

    Numa entrevista relativa ao filme "The Wolverine" (2013), Hugh Jackman explica:

    “I had to be in peak condition for that and I went on a water dehydration diet so I could be as ripped and cut as possible for this. So, for 24/30 hours you don’t drink any liquids so I had a massive headache! I trained really hard that morning and it’s… you start cramping up…”

    De salientar que o corpo humano só aguente em média 48 horas sem água!
    Após estas revelações, o actor australiano já afirmou que não recomenda este regime a ninguém pelos perigos que acarreta.


    link da entrevista: https://www.youtube.com/watch?v=Pr6jAqBJpL8


    João Pinto, 137917

    ReplyDelete
  6. Já tinha feito um trabalho para cultura visual sobre o photoshop e para além das fotografias, os vídeos, anúncios, filmes e programas de televisão também já utilizam câmaras mais sofisticadas que permitem usar photoshop.
    Outra técnica que é muito usada nos anúncios de anti-rugas é pôr um filtro a preto e branco e fazer incidir mais luz para a cara da modelo, assim as rugas ficam bastante atenuadas.

    Inês Marques nº 53190

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

Role reversal

America's Next Drag Superstar!

"Chinese Female Kung-Fu Superheroes" _more poems on Barbie