Barbie humana

Olá colegas!
Provavelmente vocês estão familiarizados com este tema mas é algo que não poderia deixar de partilhar porque é bastante pertinente tendo em conta o case study sobre a Barbie. Valeria Valeryevna Lukyanova é uma modelo ucraniana de 31 anos considerada a Barbie humana. Para tal, recorreu a diversas cirurgias de forma a atingir medidas semelhantes às da boneca.

                                                 
                                               
                                                Valeria antes e depois das cirurgias




O resultado das cirurgias na minha opinião é simplesmente assustador, pois Valeria parece mesmo uma boneca, algo totalmente irreal. Além da Barbie humana existe também o Ken o que faz com que juntos, a situação se torne ainda mais bizarra.



Já conheciam estas duas personagens? Partilhem nos comentários!

Beatriz Sousa 52013                

Comments

  1. Olá colega! Já conhecia a história destes dois personagens e concordo quando dizes que é assustador o quanto eles são parecidos com os bonecos. O Ken humano, Justin Jedlica, fez a sua primeira cirurgia 4 dias depois de fazer 18 anos e desde então tem-se submetido a imensas intervenções para obter o corpo perfeito. Como o próprio diz no seu website, ele cresceu a desejar ser as pessoas que via na televisão, a invejar a sua vida. Fascinado com os padrões de beleza gregos, romanos e egípcios, Jedlica decidiu que para obter a fama e notoriedade que desejava tinha que se aperfeiçoar, daí surgiu a sua obsessão pela aparência "perfeita", que mais tarde ele atribui ao namorado da Barbie. Infelizmente, Jedlica não é o único que, motivado pelo desejo de atingir a imagem perfeita e ser igual às pessoas que vê na tv e admira, se submete a operações. Isto leva-nos à questão que já foi discutida em aula, a pressão que as pessoas sentem para serem perfeitas. Hoje em dia existem cada vez mais casos de pessoas que se submetem a este tipo de intervenções, para satisfazer as "exigências" da sociedade ou para obter fama. Quando é que vamos começar a aceitar que cada um é como cada qual e que não é necessário sermos iguais a uma boneca/boneco de plástico para sermos "perfeitos"?

    Catarina Coelho
    Nº 146208

    ReplyDelete
  2. I think that, although it is very interesting and concerning to look at these cases, one should have in mind the many, many people who have died trying to achieve this "look". People who developed eating disorders, both male and female, people who committed suicide because they felt like they weren’t good enough, that they would never manage to be like this. And I think we should ask ourselves if we're willing to continue supporting companies that keep selling this idea of beauty. Many say small acts can't change the world, but the world is made of many individuals, and one by one, perhaps we could make the world a better, more understanding, less obsessive space, don't you agree? And maybe it starts with looking at this and asking ourselves if this is right, if we should start changing the way we teach our children about what they can be.

    Joana Rita Santos Janeiro
    146220

    ReplyDelete
  3. É impressionante o quão longe algumas pessoas estão dispostas a ir para se parecerem com o seu ideal de beleza. Neste caso, estas duas pessoas recorreram a diversas cirurgias para se assemelharem à Barbie e ao Ken: dois objectos. Ou seja, para algumas pessoas o seu ideal de beleza nem sequer corresponde a algo humano! Neste caso isto é mais evidente, mas temos outros casos em que o mesmo se sucede. Tal como já tinha comentado numa outra publicação, existe quem tente ao máximo parecer-se com certas "pessoas" que vê em certas revistas. No entanto estas pessoas nem sequer são reais, são geradas por um computador. E se neste caso, os protagonistas do post recorreram a cirurgias, noutros casos, como outros colegas já disseram, as pessoas alteram o seu estilo ou adoptam novas dietas alimentares, etc. Não é tão extremo, mas se pensarmos no assunto percebemos que também é grave. Be happy with who you are!

    Beatriz Brôco 52050

    ReplyDelete
  4. Já conhecia estas personagens e descobri que eles juntaram-se todos e abriram uma agência de modelos, também li que entre eles já gastaram 3 mil milhões de euros em cirurgias.
    Penso que os cirurgiões deviam de ter um papel mais activo em prevenir certas pessoas a chegarem a este extremo.
    Gostava também de partilhar uma canção chamada 小苹果 cuja letra fala sobre aceitarmos as pessoas como elas são.

    Inês Marques 53190

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

Role reversal

America's Next Drag Superstar!

"Chinese Female Kung-Fu Superheroes" _more poems on Barbie