Kendall Jenner e a Pepsi

Bom dia colegas e Professora Diana. Creio que muitos de vocês já viram ou ouviram falar do novo anúncio da Pepsi, que se tornou viral nas redes sociais e afins. Para quem não viu, o anúncio tem 2 minutos e conta com a participação da "famosa" Kendall Jenner (nem sei bem porque é famosa, só conheço o nome), que se junta a uma manifestação de jovens e traz a paz ao mundo ao entregar uma lata de Pepsi a um dos agentes da autoridade presentes na rua. Para quem não viu aqui vai o anúncio.


Automaticamente, ao ver este anúncio, lembrei-me do anúncio de desodorizante de que a Professora falou numa das aulas. Pelo que percebi ambos os anúncios são iguais, uma manifestação, pessoas de braços levantados a gritar, etc., algo que pode ilustrar milhares de produtos e ideias, alguns até bastante significativos. Porém, no final apercebemo-nos de que o que está ali a ser vendido é um produto químico usado para que os sovacos não cheirem mal e uma lata de de sumo. Isto faz-me pensar: Quem é o alvo destas campanhas publicitárias? Manifestantes? Revolucionários? Pessoas que desejam paz no mundo? Se assim for, creio que esta foi uma forma de nos alvejar a todos, pois todos queremos paz no mundo.
O anúncio foi um fiasco e alvo de inúmeras criticas por várias entidades. A Pepsi Global apercebeu-se disto e retirou imediatamente o anúncio do Youtube, mas foi em vão pois nada na internet se apaga verdadeiramente, o que dá origem a diversas piadas ou "memes" (que admito ser uma das minhas partes preferidas da internet):



Link do vídeo caso a ligação não funcione.


Miguel Velez 
149542


Comments

  1. Para mim este anúncio é completamente ridículo, como pode a Pepsi de alguma forma sugerir que o seu sumo é a solução para a paz no mundo quando o seu verdadeiro objetivo é vender? Penso que a Pepsi tentou aceder ao público jovem, à nossa geração, dizendo que nós somos a geração que só faz manifestações mas que não consegue atingir os objetivos das suas manifestações porque isso só será possível quando se comprar o sumo. Portanto, a meu ver, fizeram uma abordagem completamente incorreta, porque além de estarem a fazer suposições de como uma geração inteira é, estão-nos a dizer que a única forma de o mundo se poder unir é com o capitalismo. Uma pessoa que compra é uma boa pessoa e por isso todos temos de comprar uma Pepsi.

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  2. Grata, Miguel, por nos trazer este hit publicitário falhado. De facto, num momento em que o descontentamento face às políticas instituídas é evidente, sobretudo com o aumento do desemprego entre os mais jovens no ocidente, a narrativa da manifestação seria um garante de sucesso. No entanto, há aqui uma série de contradições na realização, a começar pelo facto de não percebermos o que motiva a multidão a manifestar-se exatamente. Curiosa a introdução das personagens principais — o músico oriental e a fotógrafa muçulmana, que abandonam o seu trabalho para se juntarem à multidão, como se a solução para o seu empenho criativo fosse a energia coletiva. A entrada da modelo e milionária Kendall Jenner é também, no mínimo, cómica, tendo em conta que muda de roupa e maquilhagem num ápice; tudo numa "onda" supostamente realista, claro. Enfim, até quando nos vamos deixar manipular com truques baixos deste calibre?

    Algumas notas: o anúncio que referi surgiu-me no Youtube, quando me preparava para ver outro conteúdo; se bem me recordo, não representava manifestações, antes uma série de mulheres de braços erguidos (porque não desistiam dos seus sonhos, ligados sobretudo ao desporto); a conclusão a que cheguei foi de que a narrativa poderia servir para promover qualquer outro produto.

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  3. Este anuncio está realmente ridiculo. Em primeiro lugar o facto de terem que trazer ''estrelas'' da Vitoria Secrets só mostra mais uma vez a futilidade que existe na escolha das pessoas para anuncios, tinha que ser a Kendall Jenner e porque não uma rapariga completamente ''comum''? Tal como a Melanie referiu-me pergunto-me: como é que a pepsi quer apelar á paz no mundo se de forma direta ou indireta tem o objetivo de vender? Sociedade baseada no consumo mais uma vez aqui presente. É realmente triste como é que uma marca como esta faz um anúncio assim mas enfim é a realidade em que vivemos.

    Inês Pires, nº52357

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  4. Concordo com os meus colegas e tentando explorar a construção deste anúncio pelos olhos de quem o criou, penso que a ideia era de vender uma noção de participação na mudança do mundo e tentar vender que a Pepsi se alia a esta mensagem. Fazem-no com uma montagem que tenta apelar ao sentimento de quem vê, mas a meu ver, é um falhanço claro, fútil e até insultuoso.

    -Henrique Albuquerque, 51868

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  5. Acho que aquilo que define mais este anúncio é o facto de ser uma mistura de símbolos culturais e sociais, a maioria deles com um peso simbólico político. O movimento dinâmico da manifestação, os cartazes com símbolos políticos que se tornaram uma moda mais do que um estandarte político e, para mim, a fotógrafa e o violoncelista são uma procura por representar aquilo a que eu dou o nome de "hipster do swag".
    Tudo o que acabo de referir é o exemplo máximo do processo cultural que David Hesmondhalgh explica, e que falámos na aula, que consiste exactamente no mercado absorver um movimento político e retirar-lhe esse peso ideológico, tornando-o apenas uma moda, uma camisola que se veste sem se acreditar em absolutamente nada. Este anúncio é, sim, uma referência e um promover do activismo, o que é importante é perceber a causa que defende, e é aí que reside o que é absurdo, a causa que se defende é a crença política no capitalismo, a crença no abanar de estandartes em nome de uma causa abstracta que é a retórica inflamada do "ser fixe". Folgo em saber que o mundo não gostou.

    Margarida Botelho, Nº51863

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  6. Nunca tinha entrado em contacto com este anúncio até este momento e só me consigo questionar "porquê??"
    A mensagem podia ter sido melhor conseguida de outra forma, no entanto a preocupação em trazer uma cara conhecida de uma das famílias mais polémicas no mundo é uma via muito mais fácil e apelativa, seja qual a mensagem for.
    Além disso desde quando é que uma mera bebida com gás seria a resolução para a paz no mundo? Foi de facto um falhanço.

    Beatriz Sousa 52013

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  8. Olá, colegas!

    Há males que vêm por bem!
    Penso que esta situação até acabou por revelar o melhor da Humanidade e mostrar que afinal existem pessoas atentas, informadas e inteligentes.
    Existe alguma esperança restaurada nas pessoas que cada vez mais notam e se indignam contra estes "truques baixos" que a professora mencionou e outros colegas acabaram por abordar.
    Talvez isto seja esquecido daqui a uns tempos, mas talvez as empresas comecem a pensar duas vezes em fazer anúncios ridículos e revoltantes deste género.

    João Pinto, 137917

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  9. Olá colegas!

    A escolha da modelo para esta infeliz campanha publicitária é, no meu entender, importante.
    A it girl Kendall Jenner apesar de ser uma modelo da Victoria’s Secret e ser a musa de várias marcas de high fashion, consegue passar uma dupla imagem para o público.
    Vive uma vida de luxo, pertencendo à família Kardashian, no entanto passa a imagem de tomboy, provavelmente numa tentativa de atingir um público e potenciais consumidores que as suas irmãs com tanto glamour e superficialidade não conseguem atingir.
    É importante mencionar que quando a internet manifestou a sua opinião em relação a este anúncio, a Pepsi ao assumir que este exemplo tinha sido uma tentativa falhada de transmitir os valores que entanto acredita, tentou que Kendall não fosse culpabilizada.
    A questão que se coloca é simples: até que ponto é possível não culpabilizar Kendall?
    Os fãs da mesma acreditam que como profissional, deve prosseguir com uma campanha publicitária, mesmo que não concorde com a ideologia que irá promover. No entanto, se não houver pessoas com impacto social como Kendall a dizer o que acham que não é correto ou o que não concordam e não desejam promover, pois vai contra a sua ideologia, só demonstra que são usados pela sua fama e não pelos valores que tentam transmitir.

    Rita Custódio 50275


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