Coca-Cola over the years
Olá colegas e professora Diana, deixo aqui um vídeo que mostra as diversas campanhas publicitárias que a grande marca Coca-Cola fez nas últimas décadas. Como vimos, na visita da
professora Hilda Eusébio e pelo que é exposto em Mad Men, a Coca-Cola era uma companhia com a qual todas as agências publicitárias queriam trabalhar. Mas
porque é que esta marca tem tanto impacto? Neste vídeo vemos como a Coca-Cola transmite valores nas suas campanhas, adaptando-se às exigências de diferentes contextos históricos. É, pois, importante perceber como esta marca ganhou tanta
visibilidade.
De acordo com David Butler e Linda Tischler, em Design to Grow: How
Coca-Cola learned to combine Scale and Agility (and How You Can Too) (2016), há uma série de etapas que marcam a estória desta marca:
1. Tudo começou com uma simples fórmula criada pelo
farmacêutico John Pemberton;
2. O seu logo utiliza um tipo de letra clássico e
intemporal;
3. Através de um concurso, onde várias companhias
participaram, foi escolhida a garrafa de vidro original que temos ainda nos
dias de hoje, distinguindo-se de todas as outras devido ao seu formato
criativo;
4. Os vendedores tinham uma grande responsabilidade em
manter a reputação do produto;
5. A bebida manteve o mesmo preço durante 70 anos;
6. A marca usou a publicidade de "boca-a-boca" a seu
favor, conseguindo, sucessivamente, criar uma grande voz;
7. Por último, a companhia adaptou-se a um modelo de
"franchise".
Por todas estas razões, a Coca-Cola conseguiu marcar permanentemente a nossa cultura com as suas publicidades.
Melanie Rodrigues, 146256
Grata pela partilha, Melanie. Atenção ao modo de apresentar a argumentação — o facto de a fórmula original ter sido concebida por um farmacêutico não constitui exatamente uma estratégia de marketing, como escreveu... Curioso vermos como diversas das grandes corporações da atualidade têm as suas raízes no final do séc. XIX.
ReplyDelete