Análise de texto_Resposta modelo 1


Análise de um excerto de Understanding Media: The Extensions of Man, de Marshall McLuhan
Patrícia Silva

Ao longo do capítulo “Ads: Keeping Upset with the Joneses”, onde é possível encontrar o excerto apresentado, McLuhan evidencia o crescente fluxo de publicidade, com o objetivo de apresentar um produto que se mostre como essencial aos olhos do consumidor. O autor destaca também o investimento multimilionário feito nesta área, bem como o brio que esta requer por parte dos seus produtores para desenvolverem um anúncio que sobressaia por entre um mar de incessante repetição. Referencia ainda o maior investimento de que são alvo os anúncios quando comparados com os artigos das revistas em que se encontram inseridos.
Exemplificando o impacto da publicidade na comunidade, o autor recorre ao caso da Itália pós-Segunda Grande Guerra e nota a necessidade de uma homogeneidade na vida social para maximizar o lucro das empresas (253). Assim, o discurso publicitário, que se manifesta como uma dramatização da vida comum e representa a experiência da comunidade, será capaz de atingir um público mais numeroso. Adicionalmente, McLuhan realça que a publicidade se baseia em estereótipos sociais e em atitudes padronizadas que são previamente estudadas e previstas, de forma a testar possíveis reações ao anúncio em questão (252, 253).
Complementarmente, o sociólogo salienta a inconsciência que é requerida aquando da receção da mensagem publicitária, apresentada como um comprimido analgésico, (“subliminal pills for the subconscious”, 252). McLuhan acentua ainda o apelo da publicidade ao lado emocional do consumidor, prevendo que se esta se afastasse do padrão de invocação ao subconsciente do recetor, iria perder o seu poder de controlo. Em contraste, se os anúncios forem lidos de um modo crítico, sob o olhar de um espectador mais atento, corre-se o risco de se tornarem cómicos. Desta forma, entende-se quão revelador dos nossos comportamentos sociais é o discurso publicitário.
O crítico reflete ainda sobre as mudanças sociais que advêm das evoluções tecnológicas no mundo contemporâneo, nomeadamente, a televisão. Por outro lado, é interessante notar que o próprio consumidor possui um importante papel no desenvolvimento de anúncios pois, como foi também previamente exposto, é a partir de estereótipos comportamentais que se dá a criação da publicidade. É possível, então, afirmar que os comportamentos culturais de cada sociedade, em si mesmos diacrónicos e sujeitos a evoluções, dispõem da capacidade de alterar a morfologia dos anúncios aos quais irão ser sujeitos os consumidores dessa comunidade. Como McLuhan referiu, a televisão veio alterar por completo a tolerância sensorial do espectador (252), forçando uma modificação no enquadramento da publicidade. A televisão, exemplo fundamental da cultura contemporânea, vem causar o seu conjunto de disrupções ao que era o padrão. A cultura, sempre evolutiva e progressiva, terá a capacidade de moldar os membros de cada sociedade e, assim, os media que a rodeiam.

Bibliografia 
McLuhan, Marshall. “Ads: Keeping Upset with the Joneses", Understanding Media: The Extensions of Man. pp. 250–257.
Acedido a 3 de março de 2020.

Comments

Popular posts from this blog

Role reversal

America's Next Drag Superstar!

"Chinese Female Kung-Fu Superheroes" _more poems on Barbie