Análise de texto_Resposta modelo 1
Análise de um excerto de Understanding Media: The
Extensions of Man, de Marshall McLuhan
Patrícia Silva
Ao longo do capítulo “Ads: Keeping Upset with the Joneses”,
onde é possível encontrar o excerto apresentado, McLuhan evidencia o crescente
fluxo de publicidade, com o objetivo de apresentar um produto que se mostre
como essencial aos olhos do consumidor. O autor destaca também o investimento
multimilionário feito nesta área, bem como o brio que esta requer por parte dos
seus produtores para desenvolverem um anúncio que sobressaia por entre um mar
de incessante repetição. Referencia ainda o maior investimento de que são alvo
os anúncios quando comparados com os artigos das revistas em que se encontram
inseridos.
Exemplificando o impacto da publicidade na comunidade, o
autor recorre ao caso da Itália pós-Segunda Grande Guerra e nota a necessidade
de uma homogeneidade na vida social para maximizar o lucro das empresas (253).
Assim, o discurso publicitário, que se manifesta como uma dramatização da vida
comum e representa a experiência da comunidade, será capaz de atingir um
público mais numeroso. Adicionalmente, McLuhan realça que a publicidade se
baseia em estereótipos sociais e em atitudes padronizadas que são previamente
estudadas e previstas, de forma a testar possíveis reações ao anúncio em
questão (252, 253).
Complementarmente, o sociólogo salienta a inconsciência que
é requerida aquando da receção da mensagem publicitária, apresentada como um
comprimido analgésico, (“subliminal pills for the subconscious”, 252). McLuhan
acentua ainda o apelo da publicidade ao lado emocional do consumidor, prevendo
que se esta se afastasse do padrão de invocação ao subconsciente do recetor,
iria perder o seu poder de controlo. Em contraste, se os anúncios forem lidos
de um modo crítico, sob o olhar de um espectador mais atento, corre-se o risco
de se tornarem cómicos. Desta forma, entende-se quão revelador dos nossos
comportamentos sociais é o discurso publicitário.
O crítico reflete ainda sobre as mudanças sociais que advêm
das evoluções tecnológicas no mundo contemporâneo, nomeadamente, a televisão.
Por outro lado, é interessante notar que o próprio consumidor possui um
importante papel no desenvolvimento de anúncios pois, como foi também
previamente exposto, é a partir de estereótipos comportamentais que se dá a
criação da publicidade. É possível, então, afirmar que os comportamentos
culturais de cada sociedade, em si mesmos diacrónicos e sujeitos a evoluções,
dispõem da capacidade de alterar a morfologia dos anúncios aos quais irão ser
sujeitos os consumidores dessa comunidade. Como McLuhan referiu, a televisão
veio alterar por completo a tolerância sensorial do espectador (252), forçando
uma modificação no enquadramento da publicidade. A televisão, exemplo
fundamental da cultura contemporânea, vem causar o seu conjunto de disrupções
ao que era o padrão. A cultura, sempre evolutiva e progressiva, terá a
capacidade de moldar os membros de cada sociedade e, assim, os media que
a rodeiam.
Bibliografia
McLuhan, Marshall. “Ads: Keeping Upset with the Joneses",
Understanding Media: The Extensions of Man. pp. 250–257.
Acedido a 3 de março de 2020.
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