Mad Men_4 : Moral dupla



 Contrastem as imagens destas duas cenas que retratam a chegada de Don a casa da sua amante e o regresso a casa da família. Como contribui o enquadramento dos corpos para retratar a relação do protagonista com a amante e com a mulher?


Quando Don lhe pergunta porque não se casa, a amante responde "You know the rules, I don't make plans and I don't make breakfast". Comente a composição do fotograma correspondente e o sentido da pergunta de Don, que será repetida mais tarde no encontro no bar com Rachel.


Porque será que Betty, a mulher de Don, é apresentada a dormir? Ocorre-vos um paralelismo como o modo como as figuras femininas são apresentadas em diversos contos de fadas? Quais os elementos relevantes neste fotograma para caracterizar esta personagem?



Como podemos ler as cenas finais deste primeiro episódio, em que a mulher de Don o segue ao quarto das crianças e este último fotograma é seguido de um zoom out sobre a fachada da casa de família e um travelling que termina em escuridão. Tenham em conta a narrativa da família de subúrbio feliz preconizada pelos meios de comunicação social da época, mas aparentemente rejeitada pelo protagonista na cena imediatamente anterior (que analisaremos no próximo post), quando conversa com Rachel no bar.

Comments

  1. As cenas finais deste episódio demonstram, de forma muito sucinta, quão ciente Don está não só do seu papel na sociedade, mas também da forma como a sua profissão cria um modelo a seguir de modo a ser o Homem de Sucesso ideal, o Marido ideal ou o Pai ideal. Na cena no bar com Rachel Menken, Don é confrontado, quiçá pela primeira vez na sua vida, de quão frágil e transparente é a fachada que ele carrega consigo. As nossas expectativas sobre como a conversa irá terminar entre Don e Rachel são subvertidas nesse momento, visto que para além de reforçar quão invulgar é a sua personagem quando posta ao lado das outras mulheres que fomos vendo ao longo do episódio; também demonstra que o charme e a eloquência do nosso protagonista não é invencível e ao longo da série provavelmente será posto em causa mais do que uma vez.

    Na última cena em que vemos Don a ir ver as suas crianças a dormir no quarto, a cámara "aprisiona" o nosso protagonista. O espectador fica com a impressão de que Don, não obstante a imensa liberdade de que usufrui devido à cor da sua pele, cargo nos eu local trabalho, aspecto físico e orientação sexual; encontra-se preso num modelo de família em que sente que não se encaixa. A ironia é que este mesmo modelo de família feliz a viver nos subúrbios, em que a mulher é dona de casa perfeita e o homem é o elemento do casal que sustenta tudo e todos na família, está a ser vendido na época por outros tantos mad men como Don. Executivos que, talvez tendo noção talvez não, usufruem de um grande liberdade, especialmente quando que comparado com outro membros da sociedade, criam um modelo de sucesso que os aprisiona.

    Milton Barreiro Nº 48504

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