Mad Men 6 : Discurso publicitário


Analise esta cena considerando, entre outros tópicos que considere relevantes i) a caracterização do imperialismo dos EUA; ii) as relações de poder entre as personagens (nomeadamente a maneira como são expressas pela linguagem corporal); iii) o modo como os interesses corporativos se mesclam com a investigação científica; iii) a argumentação de Don para construir o slogan.

Comments

  1. O vídeo mostra claramente como o poder é concentrado nas corporações, as quais são um dos traços que caracterizam o imperialismo dos EUA. O facto dos donos sentirem-se representantes de EUA no mundo, como eles dizem “We sell America”, mostra o domínio económico que os EUA tem em comparação às indústrias em desenvolvimento do resto do mundo. Portanto, dito imperialismo é caracterizado por ser nomeadamente ao nível económico, as vezes conhecido como “mcdonalização”, e não político, como os impérios do século XIX. Este imperialismo económico procura principalmente exportar a maior quantidade de produtos dos EUA para o consumo, o que termina por criar pressões ao nível cultural e social por tentar mudar e adaptar o mundo ao estilo de vida dos EUA, quem termina por ser o “role model” a seguir pelos outro países. Por otro lado, as relações de poder mostram como os donos do Lucky Strike estão em uma posição ofensiva e dominante em comparação a Don e sua equipa de trabalho. A linguagem corporal dos donos mostra poder económico, agressividade e desconfiança. Em consequência, a linguagem corporal dos outros personagens é passiva e receptiva pela pressão que os outros criam em eles. Desta forma, a relação de poder é assimétrica onde os donos têm a vantagem por encima dos outros, já que também são eles quem lhe estão pagando para manipular as publicidades. O vídeo também mostra claramente como os interesses corporativos se mesclam com a investigação científica quando os donos dizem que tem criado um centro de investigação sobre o tabaco para tentar desmentir os rumores sobre os perigos do tabaco na saúde das pessoas. Este centro não termina por ser convincente pelo facto de ter interesses corporativos que financiam seu funcionamento, o que termina por ser um centro de pseudociência e não imparcialmente científico. Por último, a argumentação de Don para criar o slogan é baseada em princípios claros, tentando diferenciar-se da concorrência. Já não é possível juntar a saúde com o tabaco porque o público tem a impressão de que o tabaco provoca certas enfermidades mortais e existem reclamos de parte do governo, que já não lhes permite anunciar que o Lucky Strick é saudável. Mostrar que o tabaco é perigoso é uma má estratégia publicitária, como tinha sugerido o colega de Don. Por esta razão, Don arranja uma maneira de manipular os médios para diferenciar-se da concorrência em termos de fabricação e assim mostrar de que Luck Strick é melhor e mais saudável sem o ter que dizer explicitamente. Ao ser 6 empresas idênticas a vender o mesmo produto, a única forma de diferenciar-se é em termos de produção e fabricação. Desta forma, Don arranja o slogan “It is toasted” para mostrar que o Lucky Strick é saudável enquanto a concorrência é venenosa. Para Don, a publicidade se baseia em um princípio claro: a felicidade. Ele liga tal felicidade a ideia de cheirar um automóvel novo, a estar livres de medos e a ver uma publicidade que lhe diga ao público que está bem consumir o produto porque “It is toasted”. Esta é uma forma de manipular ao público porque simplifica o problema a um slogan convincente que procura no fondo aumentar suas vendas e não verdadeiramente a saúde das pessoas. Sendo assim, dita felicidade está baseada no aumento do consumo, característica notável na cultura americana.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Achei o teu comentário sobre este episódio bastante adequado e preciso. No entanto eu li a linguagem corporal dos donos do Lucky Strike de uma forma um pouco diferente…
      A mim não me pareceu que estes demonstraram agressividade e desconfiança, pelo contrário, eles mostraram-se bastante pacíficos, pois como foi dito por um deles "Se nós estamos a ter este problema, todos os outros também estão a tê-lo." (O problema da publicidade perante o facto de fumar ser perigoso para a saúde). Por isso, eles tentam manter a confiança de si e do seu produto, afirmando que eles próprios o consomem. Logo no início conta-se ainda a história do avô de um dos proprietários, e diz-se que este também fumava o produto e que só morreu aos 95 anos de idade e que na verdade a sua morte não tinha nada haver com o facto de ele ser fumante, já que ele foi vitima de um acidente.
      Mas sem dúvida que eles são o poder económico em pessoa, apesar de terem grande concorrência eles são bastante bons no seu trabalho e na produção do seu produto, portanto o facto de eles demonstrarem o poder económico acho que acertas-te em cheio.


      Antonina Sofilkanych nº 154401

      Delete

Post a Comment

Popular posts from this blog

Role reversal

America's Next Drag Superstar!

"Chinese Female Kung-Fu Superheroes" _more poems on Barbie