Mad Man_3 : Contexto histórico
Revejam a cena inicial do episódio 1 da 1ª temporada da série Mad Men. O que se pode depreender daqui sobre o contexto histórico-político dos EUA no início da década de 1960? Como contribui esta cena para caracterizar o protagonista, Don Draper?
O contexto que se depreende é aquele que de facto ocorria na época no qual, apesar dos emergentes movimentos a favor dos direitos civis, ainda existia uma grande segregação da etnia negra, tal ponto é retratado nesta cena como se o personagem negro (Sam) ser tratado pelo patrão como um possível empecilho ao cidadão branco de alto escalão (Don Draper).
ReplyDeleteEm termos da caracterização de Darper, a cena mostra-nos logo a sua natureza de homem da publicidade tentando dissuadir Sam a mudar para a marca de cigarros que representa e tentando fazer uso da conversa para ter ideias para o slogan da mesma empresa.
O final desta cena mostra-nos ainda o lado mais analisador de Darper, mostrando-o a percorrer o olhar por toda a sala como se estivesse a analisar todos os presentes como potenciais alvos da publicidade que viria a criar.
Esta sua "habilidade especial" será outra vez utilizada mais à frente no episódio e creio também que seja algo habitual na série.
André Pereira nº 151345
Concordo contigo André. É interessante ver o contexto em que se desenvolve a cena, onde existe claramente uma segregação cultural e racial pelo facto de Sam ser o único personagem negro em toda esta primeira parte, o qual é representado no escalão mais baixo, sendo o patrão branco e todos os clientes também. Isto reflecte as escassas oportunidades que tinha, e até certo ponto ainda continuam a ter, a comunidade afroamericana nos EUA, onde o poder cultural e intelectual era propriedade de uma elite branca adinerada, neste caso representado por Don Draper, quem parece ser um sujeto audaz com ambições e projectos a futuro, em contraste com Sam, quem é representado sendo um senhor de idade avanzada, com um trabalho precário e com escassas aspirações a futuro.
ReplyDelete