Mad Men_2 : Genérico







Como contribui o genérico para a construção do sentido da série? Como é (des)construída a arquitetura interior? Como é apresentado o espaço urbano e que narrativa conta? Qual a importância do slogan que surge no genérico (aqui presente no quarto fotograma)? Que impacto tem a estratégia de representar o corpo masculino como uma silhueta negra em miniatura? Qual(ais) o(s) sentido(s) do título da série?

Comments

  1. Um dos elementos mais conhecidos desta série é o genérico que até hoje é discutido e analisado. Este genérico representa os temas da série: publicidade, a imagem da mulher e o consumismo dos anos 50 na América. Don Draper é apresentado a cair de um edifício rodeado de outros skyscrapers juntamente com anúncios. Nomeadamente, anúncios de vestuário e álcool, usando a imagem de mulheres atraentes, a ideia de família e união (os anéis de casamento) para venderem os seus produtos. Estes anúncios representam a ideia do American Dream como podemos verificar pelo anúncio do Kentucky Bourbon cujo slogan lê: “Enjoy the best America has to offer.” O ambiente a volta de Don, para além dos anúncios, é branco, isento de outras cores ou figuras; isto da enfase à publicidade, transmitindo a mensagem de apatia com o espaço urbano à sua volta. Por fim, recebemos uma definição do termo Mad Men, que é também o título da serie; este termo é usado para identificar os executivos publicitários dos anos 50 de Madison Avenue e a serie adiciona que este termo foi inventado pelos próprios publicitários. Na minha opinião isto representa o ego destes executivos e como eles se veem a si próprios – como sendo superior ao resto da sociedade. Durante o primeiro episodio da serie, vemos muitos destes executivos a fazerem troça e a criticarem as suas próprias personalidades, mas nunca fazem nada para mudar o seu comportamento, reforçando a sua egomania.

    - Ana Narciso nº150886

    ReplyDelete
  2. Concordo plenamente com a colega Ana no que toca ao facto de os executivos publicitários se terem auto intitulado, como se mais ninguém fosse digno de lhes dar um nome. Gostaria de complementar a ideia do executivo Don Draper sendo representado como uma figura preta (que só tem branco camisa, para representar o uso do fato) que é interpretado como sendo a sombra dos tais gigantes anúncios expostos nos edifícios, que por contraste são coloridos.

    Nazar Khamulyak 156281

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

Role reversal

America's Next Drag Superstar!

"Chinese Female Kung-Fu Superheroes" _more poems on Barbie