Oh Mrs. Potato Head tell me, is it true that pain is beauty?



Olá a todos!


Venho partilhar aqui dois videoclipes que abordam os textos que temos analisado nas últimas aulas.

Ambos são da artista norte-americana Melanie Martinez. A cantora e compositora nasceu em 1995, em Nova Iorque, e participou no programa The Voice USA. As músicas que vos trago fazem parte do seu álbum de estreia Cry Baby (2015). O álbum conta a história de uma personagem, mas seleccionei apenas duas músicas, são elas, "Dollhouse", do início do álbum, e "Mrs. Potato Head, uma das últimas músicas. Ambas captam bem a essência da temática das bonecas — a perfeição e as expectativas que minam a vida quotidiana da sociedade contemporânea, mais concretamente dos EUA.

Segundo o web site oficial da artista e ainda sobre o álbum para que tenham mais algum contexto antes de ouvir : "Melanie Martinez wants to tell you a story. It’s fictional, but it’s also about her, in a way that’s somewhat exaggerated and darker than reality. The tale traces through Melanie’s debut album Cry Baby, a collection of pop songs that draw inspiration from singer-songwriter folk and hip-hop and follow a character who learns to be more comfortable with who she is. The journey of the character, who Melanie dubbed Cry Baby, mirrors the musician’s own." melaniemartinezmusic.com/

Pessoalmente, acho as músicas belas e cruas. Creio que gerará um bom debate aqui no blogue. Sem mais rodeios, espero que este post vos traga algo novo e interessante.






- Patrícia Cândido, 52119

Comments

  1. Grata pela partilha, Patrícia. É muito interessante o modo como MMartinez recorre a imagens prototípicas da década de 1950 para configurar as expetativas de perfeição social que minam a família. A crítica feroz à televisão (sinédoque dos meios de comunicação social mainstream) e aos modelos de beleza feminina aponta para a nossa Barbie e para a projeção de um corpo idealizado, ainda que isso implique a mutilação das intervenções cirúrgicas.

    ReplyDelete
  2. Exactamente. Melanie Martinez usa toda uma "vibe" dos anos 50 - essa dita época de perfeição social familiar, ainda que artificial - e fá-la colidir com a realidade obscura. Em "Dollhouse" há efectivamente uma crítica à perfeição social transmitida para fora da esfera familiar - como se todos fossem uns bonecos maravilhosos. Já em Mrs. Potato Head - que é uma alusão a um boneco da Hasbro - há a constante antagonia entre os media e a realidade, e como a televisão coloca uma fasquia de beleza irrealista que tem de ser atingida por todos. Melanie tem de facto um álbum que se encaixa perfeitamente no programa; na mesma temática das bonecas temos "Sippy Cup"(https://www.youtube.com/watch?v=VdwaWp59qz8) por exemplo. Aconselho vivamente todos a ouvir "Cry Baby" e acima de tudo a reflectir sobre o mesmo.

    - Patrícia Cândido, 52119

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

Role reversal

America's Next Drag Superstar!

"Chinese Female Kung-Fu Superheroes" _more poems on Barbie