Posts

Showing posts from March, 2020

Aula 20 março

Image
Ontem na nossa aula analisámos os posts Mad Men_2 e 3 relativos ao Episódio 1 da 1ª temporada de Mad Men (19 jul. 2007), tendo em conta os comentários já deixados por alguns dos vossos colegas. Quem não conseguiu comparecer, peça apontamentos aos colegas, por favor.   Still da primeira cena do episódio em análise A partir de agora, vamos retomar as nossas aulas no horário regular, através da plataforma Zoom, com os dados de acesso por mim anteriormente indicados por email [1] . [1] Join from PC, Mac, Linux, iOS or Android: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/8562630066 Or iPhone one-tap:   308804188,8562630066# or 308810988,8562630066# Or Telephone: Dial: +351 308 804 188 (Portugal Toll) or +351 308 810 988 (Portugal Toll) Meeting ID: 856 263 0066 International numbers available: https://videoconf-colibri.zoom.us/u/aexVGglNmb Or a H.323/SIP room system: H.323: 162.255.37.11 (US West) or 162.255.36.11 (US East) Meeting ID: 856

Mad Men 7 : Identidade de género

Image
A série Mad Men retrata de um modo bastante realista o sexismo no local de trabalho na década de 1960 (veja-se a cena do assédio no elevador logo no início deste episódio ou a lição que Joan Harris dá à jovem colega Peggy Olson sobre as funções da secretária, entre mãe, criada e amante) e a misoginia (evidente no primeiro encontro entre Don Draper e Rachel Menken). Analisem a cena aqui apresentada tendo em conta as políticas de identidade de género da época e o modo como o corpo da mulher tende a ser instrumentalizado numa perspetiva moralista não isenta de hipocrisia (como evidencia o facto de o médico ser amante de Joan e a vilipendiar). Leiam este artigo com uma leitura feminista da série e ainda este outro sobre o uso de contracetivos , nomeadamente deste aqui receitado (verão que há uma discrepância em termos da data histórica da sua comercialização livre e a data do calendário que aparece nesta cena como recurso de contextualização).

Mad Men 6 : Discurso publicitário

Image
Analise esta cena considerando, entre outros tópicos que considere relevantes i) a caracterização do imperialismo dos EUA; ii) as relações de poder entre as personagens (nomeadamente a maneira como são expressas pela linguagem corporal); iii) o modo como os interesses corporativos se mesclam com a investigação científica; iii) a argumentação de Don para construir o slogan.

Mad Men_5 : Niilismo

Image
Contextualize este encontro de Don e Rachel na sequência do episódio em estudo. Tendo em conta as políticas de identidade vigentes nos anos 1960, comente o discurso de Don e a tensão erótica que se desenvolve entre as duas personagens.

Mad Men_4 : Moral dupla

Image
 Contrastem as imagens destas duas cenas que retratam a chegada de Don a casa da sua amante e o regresso a casa da família. Como contribui o enquadramento dos corpos para retratar a relação do protagonista com a amante e com a mulher? Quando Don lhe pergunta porque não se casa, a amante responde "You know the rules, I don't make plans and I don't make breakfast". Comente a composição do fotograma correspondente e o sentido da pergunta de Don, que será repetida mais tarde no encontro no bar com Rachel. Porque será que Betty, a mulher de Don, é apresentada a dormir? Ocorre-vos um paralelismo como o modo como as figuras femininas são apresentadas em diversos contos de fadas? Quais os elementos relevantes neste fotograma para caracterizar esta personagem? Como podemos ler as cenas finais deste primeiro episódio, em que a mulher de Don o segue ao quarto das crianças e este último fotograma é seguido de um zoom out sobre a fachada da casa de f

Mad Man_3 : Contexto histórico

Image
Revejam a cena inicial do episódio 1 da 1ª temporada da série Mad Men . O que se pode depreender daqui sobre o contexto histórico-político dos EUA no início da década de 1960? Como contribui esta cena para caracterizar o protagonista, Don Draper?

Mad Men_2 : Genérico

Image
Como contribui o genérico para a construção do sentido da série? Como é (des)construída a arquitetura interior? Como é apresentado o espaço urbano e que narrativa conta? Qual a importância do slogan que surge no genérico (aqui presente no quarto fotograma)? Que impacto tem a estratégia de representar o corpo masculino como uma silhueta negra em miniatura? Qual(ais) o(s) sentido(s) do título da série?

Mad Men_1 : Instruções + Alteração calendário

Image
Viva, espero-vos bem!  Ao rever e preparar a apresentação da série Mad Men apercebi-me de que para conseguir organizar os conteúdos programáticos de um modo coerente terei de refazer a calendarização. Alteração calendário março 2020 11 e 13 Episódio 1 da 1ª temporada de Mad Men (19 jul. 2007) 18 e 20  Hesmondhalgh, David. “Introduction: Change and Continuity, Power and Creativity,” The Cultural Industries . 2007, 1-26. Hesmondhalgh. “The Problem of Meaning: Thinking about Texts”, 40-50. 25 e 27 Andy Warhol & The Factory Joselit, David. “The Media Public Sphere: Pop Art and Beyond,” American Art since 1945 , Thames & Hudson, 2003, 64-95. http://www.theartstory.org/artist-warhol-andy.htm http://www.warhol.org https://contemporary-art-flul.blogspot.com/search/label/Andy%20Warhol Quanto à série Mad Men , para realizar uma análise aprofundada, como pretendo, terá mais sentido focarmo-nos apenas no episódio 1, que enviarei por WeTransfer para quem não

Barbie role models

Image
Role models e career dools  

excerto para análise

"Ads are not meant for conscious consumption. They are intended as subliminal pills for the subconscious in order to exercise an hypnotic spell (...) Any expensive ad represents the toil, attention, testing, wit, art, and skill of many people. Far more thought and care go into the composition of any prominent ad in a newspaper or magazine than go into the writing of their features and editorials. Any expensive ad is as carefully built on the tested foundations of public stereotypes or 'sets' of established attitudes, as any skyscraper is built on bedrock. Since highly skilled and perceptive teams of talent cooperate in the making of an ad for any established line of goods whatever, it is obvious that any acceptable ad is a vigorous dramatization of communal experience. No group of sociologists can approximate the ad teams in the gathering and processing of exploitable social data. The ad teams have billions to spend annually on research and testing of reactions, and their

Colóquio_4 março 2020 + Expo posters

Image
Podem consultar o programa do colóquio aqui . Recordo que a aula de dia 4 de março decorre na sala B3 e faz parte da avaliação entregarem um resumo esquemático de uma das comunicações do Colóquio Discursos Publicitários: Semiótica, Multimodalidade e Visualidade(s).