Syllabus / Programa
1.Nome da unidade curricular
Indústrias da Cultura / Cultural Industries
2.Ciclo de
estudos
1º / 1st
3.Docente responsável e respectivas horas de
contacto na unidade curricular (preencher o nome completo)
Diana Vieira de Campos Almeida
45h TP + 15h O
4.Outros docentes e respectivas horas de contacto
na unidade curricular
5.Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a
desenvolver pelos estudantes)
Compreender
o desenvolvimento das indústrias da cultura nos EUA, em particular a
publicidade, desde 1945 até à contemporaneidade.
Realizar uma análise intersemiótica de textos plurais circulando em
diversos media.
Desenvolver uma postura
crítica relativamente aos modelos de identidade de género hegemónicos.
Elaborar
comentários escritos refletindo sobre os conteúdos abordados.
5.Learning outcomes of the curricular unit
To understand the development of the cultural
industries in the USA, in particular advertising, from 1945 till nowadays.
To
do an intersemiotic analysis of a plurality of texts circulating in several
media.
To
develop a critical stance concerning the hegemonic models of gender identity.
To
write commentary essays on the addressed topics.
6.Conteúdos programáticos
I.
Indústrias da Cultura
1.
Produção e consumo cultural
2.
Tecnologias e concentração de recursos
3. Indústrias
publicitárias
II. Discurso publicitário
1. Televisão
1.1. Mad Men
1.2. The Price is Right
2. Artes visuais e cinema
2.1. Ironia Pop
Andy Warhol e The Factory
2.2. Erosão de fronteiras
Wes Anderson (short movies)
III. Propostas identitárias
1. Corpos e género
1.1. Socialização e agenciamento
Barbie
1.2. Violência e glamour
Terry Richardson
IV. Resistência cultural
1. Análise crítica
Ferramentas intersemióticas
2. Ativismo
Adbusters
6.Syllabus
I. Cultural industries
1. Cultural production and consumption
2. Technologies and concentration of resources
3. Advertising
industries
II. Advertising discourse
1. Television
1.1. Mad Men
1.2. The Price is Right
2. Visual arts and the movies
2.1. Pop irony
Andy Warhol and The Factory
2.2. Erosion of frontiers
Wes Anderson (short
movies)
III. Identity proposals
1. Bodies and gender
1.1. Socialization and agency
Barbie
1.2. Violence and glamour
Terry Richardson
IV. Cultural resistance
1. Critical analysis
Intersemiotic tools
2. Activism
Adbusters
7.Demonstração da coerência dos conteúdos
programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
Começamos
por abordar a consolidação das indústrias da cultura no pós-guerra e estudamos
depois diversos momentos cruciais do seu desenvolvimento, sublinhando a
progressiva ligação entre a economia e a produção de conteúdos culturais.
Recorremos a textos e artefactos oriundos de várias áreas da cultura popular
dos EUA, desde a televisão, até às artes visuais e ao cinema, exercitando as
nossas competências de análise intersemióticas.
O enfoque será na representação da identidade de género no universo
contemporâneo, desde as instâncias de socialização primária até às narrativas
implícitas na publicidade, onde a misoginia é fetichizada pelas corporações. O
objetivo é afinar as capacidades de análise crítica dos alunos, enquanto
instrumento de resistência cultural às forças de homogeneização que
caracterizam o mainstream.
7.Demonstration of the
syllabus coherence with the curricular unit's objectives
We start by considering the consolidation of the
cultural industries in the post-war years and we then study several moments
crucial to their growth, underlining the progressive approach between the
economic sphere and the realm of the production of cultural content. We use
texts and artifacts originating from different contexts of the US popular
culture, from the television to the visual arts and the movies, thus developing
our intersemiotic analytical competences. The emphasis will be on the representation
of gender identity in the contemporary universe, from the primary socialization
processes to the implicit narratives circulating in advertising, where the
corporations fetishize misogyny. The objective is to tune the students’
faculties of critical analysis, taken as an instrument of cultural resistance
to the homogenizing forces that characterize the mainstream.
8.Metodologias de ensino (avaliação incluída)
São usados diversos métodos para estimular
uma reflexão sobre a complexidade do conceito de indústrias da cultura e sobre
o papel particular da publicidade, enquanto mediadora entre produção e consumo
não só de narrativas (e propostas identitárias) como também de bens/serviços e
estilos de vida. Recorremos a material disponível na internet (como vídeos,
reproduções de imagens e artigos em sites diversificados) e ao blogue da
cadeira, um fórum de discussão participativa, com recursos bibliográficos
diferenciados a serem ampliados e comentados pelos alunos. As metodologias na
sala de aula são plurais, incluindo visionamento e discussão de vídeos /
pequenos filmes / programas de televisão; trabalhos de grupo; comentário de
texto individual; “tempestades cerebrais” e diagramas visuais; debates;
apresentações de trabalhos.
Os critérios de avaliação são os seguintes: Presenças – 5%; Participação e
exercícios escritos – 15%; Projeto de pesquisa e apresentação oral – 30%; Análise de texto
– 20%;
Teste
escrito – 30%. O projeto de pesquisa é acompanhado em regime de tutoria.
8.Teaching methodologies (including
evaluation)
We use several methods to stimulate a
reflection on the complexity of the concept of cultural industries and the
specific role of advertising, which mediates the spheres of production and
consumption not only of narratives (and identity proposals) but also of
goods/services and lifestyles. We resort to material available on the Internet
(such as videos, reproductions of images and articles in diverse sites) and to
our blog, a participatory discussion
forum, with differentiated bibliographical resources to be amplified and
commented by the students. We use a plurality of methodologies in class,
including watching and commenting on videos / short movies / TV programs; group
works; individual text analysis; brainstorming and visual diagrams; debates; work
presentations.
The
evaluation criteria are the following: Attendance – 5%; Participation and
written exercises – 15%; Research project and oral presentation – 30%; Text
analysis – 20%; Written exam – 30%. The research project is monitored in
tutorial meetings.
9.Demonstração da coerência das
metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
Tendo em conta a crescente complexidade do contexto cultural
contemporâneo, marcado por uma mudança cada vez mais acelerada e imprevisível,
não só a nível tecnológico como político-demográfico e ecológico, opto por uma
abordagem intersemiótica. Pretendo assim capacitar os alunos para uma leitura
do universo atual, com particular ênfase no discurso publicitário “made in the USA”,
cujo contexto histórico-político será importante aprofundar, desde meados do
séc. XX até à contemporaneidade. A escolha de um corpus oriundo de contextos diversificados (incluindo brinquedos,
programas de TV, obras de arte, vídeos) pretende estimular as competências de
leitura dos alunos e a sua capacidade de desconstruir a invisibilidade do
discurso publicitário. De facto, a publicidade assume expressões cada vez mais
ambivalentes, esboroando as fronteiras entre os universos artístico e
comercial, com “criativos” empenhando-se tanto em propostas “estéticas” como em
campanhas de marketing.
Ao longo do semestre, vamos construir um saber colaborativo, a partir
do diálogo em sala de aula e no blogue da cadeira, que servirá de repositório e
de fórum de debate. Na primeira sessão, será partilhado o calendário de
trabalho, definindo os textos que vamos abordar, de modo a que os alunos se
responsabilizem pela sua formação e possam acompanhar e contribuir para os
debates em sala de aula. Além de pequenos comentários de texto elaborados em
presença, os alunos têm
oportunidade de: analisar um texto teórico fora da aula (enunciado
disponibilizado 15 dias antes da data de entrega); ouvir trabalhos dos colegas
lidos na sala de aula; confrontar o seu texto com respostas modelo
disponibilizadas no blogue da cadeira. As produções verbais dos alunos recebem feedback a nível sintático, ortográfico,
semântico e estrutural (coesão e coerência, sequencialização informacional). O
teste escrito de consulta inclui o comentário crítico de um texto teórico
estudado em aula e a análise intersemiótica de um texto verbal/visual/aural.
O objetivo será, pois, desafiar os alunos a interrogarem os construtos
identitários advindos do discurso publicitário, no seu apelo direto às novas
gerações, que cresceram mergulhadas num excesso de interpelações por vezes
contraditórias. Acredito que a liberdade e o exercício da cidadania advêm do desenvolvimento
de aptidões comunicativas e do sentido crítico, para podermos ler (no sentido
mais amplo do termo) o mundo que nos rodeia de um modo criativo, pelo que me
parece crucial desenvolver este tipo de competências nos jovens adultos que nos
procuram para continuar a sua formação académica.
9.Demonstration of the
coherence between the teaching methodologies and the learning outcomes
Taking into account the growing complexity of the
contemporary cultural context, characterized by an ever-growing and
unpredictable change, not only at a technological but also at a political,
demographic and ecological level, I chose an intersemiotic approach. I thus aim
at empowering the students to read the present-day universe, with a particular
emphasis on the advertising discourse made in the USA, whose historical and
political context will be important to study, from the mid-twentieth century
till nowadays. The choice of a corpus
that comes from diversified contexts (including toys, TV programs, art works,
videos) aims at stimulating the students’ reading competencies and their
ability to deconstruct the invisibility of the advertising discourse. Indeed,
advertising takes on more and more ambivalent guises, eroding the frontiers
between the artistic and the commercial universes, with “creatives” working on
not only “aesthetical” proposals but also on marketing campaigns.
Throughout the semester, we will build collaborative
knowledge, based upon the dialogue that takes place during the classes and in
the blog, a repository and a debate forum. In our opening session, I will share
the work calendar, so that students may assume responsibility for their
formation and may join and contribute to the debates held in class. Students
will: elaborate short written comments in class; analyze a theoretical text at
home (the text will be assigned 15 days before the comment is due); listen to
some of their colleagues’ essays read in class; compare their own texts with a
model answers posted in our blog. I provide syntactic, orthographic, semantic,
and structural feedback (cohesion, coherence, informational sequentialization)
on the students’ written production. The open-book test includes the comment of
one of the theoretical texts studied in class and the intersemiotic analysis of
a verbal/visual/aural text.
Thus, the objective will be to challenge students to
question the identity constructs proposed by the advertising discourse,
directly appealing to the new generations who grew immersed in an
incommensurate number of at times contradictory interpellations. I believe that
freedom and the exercise of citizenship grow out of the possibility to exercise
communication skills and critical sense, in order to be able to read (in the
more comprehensive sense of the word) the world that surrounds us in a creative
way. Therefore, I consider that it is crucial to develop this type of
competencies in the young adults who chose to work with us to continue their
academic formation.
10.Bibliografia
Featherstone, Mike, Mike Hepworth and Bryan S. Turner. The Body: Social Process and Cultural
Theory, London: Sage, 2001.
Fletcher, Winston. Advertising:
A Very Short Introduction. Oxford: Oxford UP, 2010.
Hesmondhalgh, David. The Cultural Industries. Los Angeles: Sage, 2007.
Petracca, Michael and Madeleine Sorapure. Common Culture: Reading and Writing about
American Popular Culture, Ed. Upper Saddle River: Pearson, 2007.
Joselit, David. American
Art since 1945. London: Thames & Hudson, 2003.
Peterson, Richard A. and N. Anand.
“The Production of Culture Perspective,” Annual
Review Sociology, 2004. 30: 311-334.
Maasik, Sonia and Jack Solomon. Signs of Life in the USA: Readings on Popular Culture for Writers.
Boston: Bedford/St. Martin’s, 2009. 86-93.
UNESCO. Re/Shaping
Culture Policies: A Decade Promoting the Diversity of Cultural Expressions for
Development. 2015. http://en.unesco.org/open-access/
The curricular unity will have a blog online with
several other bibliographic elements.
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