Here's the visual summary of our debate. You were all great fighting for your side of the question. Let's cross our fingers and hope most of us believe in personal agency and in the possibility of change :)
Todos conhecemos a longa história de perpetuação de arquétipos sociais conservadores e misóginos, bem como culturalmente errados, presentes em todos ou quase todos os filmes da Disney, todos sabemos o que esperar de um clássico desta gigantesca multinacional do entretenimento. O remake de A bela e o monstro vem romper com este paradigma e mudar o que parecia tão imutável como o corpo da Branca de Neve ou o sono da Bela Adormecida; por isso mesmo muito antes de estrear, correu o mundo. Agora estreou e traz consigo uma lufada de ar fresco à Disney empoeirada, mas a questão que se coloca é: será um percalço no caminho ou um ponto de viragem na história da fábrica de princesas? Se for esse o caso, seria um óptimo presente para celebrar o 80° aniversário da Branca de Neve e os sete anões . A bela e o monstro (1991) Mas porque rompe este filme com tudo a que a Disney nos habituou, porque é que ganha um lugar numa estante revolucionária na história da indústria do entretenimento?...
Bom dia colegas e Professora Diana. Creio que muitos de vocês já viram ou ouviram falar do novo anúncio da Pepsi, que se tornou viral nas redes sociais e afins. Para quem não viu, o anúncio tem 2 minutos e conta com a participação da "famosa" Kendall Jenner (nem sei bem porque é famosa, só conheço o nome), que se junta a uma manifestação de jovens e traz a paz ao mundo ao entregar uma lata de Pepsi a um dos agentes da autoridade presentes na rua. Para quem não viu aqui vai o anúncio. Automaticamente, ao ver este anúncio, lembrei-me do anúncio de desodorizante de que a Professora falou numa das aulas. Pelo que percebi ambos os anúncios são iguais, uma manifestação, pessoas de braços levantados a gritar, etc., algo que pode ilustrar milhares de produtos e ideias, alguns até bastante significativos. Porém, no final apercebemo-nos de que o que está ali a ser vendido é um produto químico usado para que os sovacos não cheirem mal e uma lata de de sumo. Isto faz-me pensar: ...
Star Wars é um dos meus filmes favoritos, mas, ainda assim, tem detalhes que me incomodam. A verdade é que, desde 1977, esta soap opera espacial estado-unidense tem vindo a revolucionar o cinema — foi um dos primeiros blockbusters da história e dos primeiros a vender merchandising, tendo uma fan base forte. Há, contudo, a meu ver, um pequeno problema — a Princesa Leia . Apesar de uma das minhas personagens favoritas, sofreu uma enorme sexualização e objetificação no grande ecrã e no merchandising . Trata-se de uma personagem forte e cheia de personalidade, mas o que se põe em causa é como foi recebida, vendida e transformada num objecto . Durante os filmes, foi inúmeras vezes salva por figuras masculinas, acabando por ser reduzida a uma personagem menor, uma e outra vez, estando apenas no ecrã para polvilhar a visão masculina de uma figura feminina. Tudo isto - objetificação da mulher - vai acabar por cu...
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