Calendário 19-20
Diana V. Almeida
culturalindustries.flul@gmail.com
Calendário e avaliação
Janeiro
29
Apresentação da docente e dos alunos. Métodos
de trabalho e blogue da cadeira. Programa e bibliografia. Calendário e sistema
de avaliação
31
Cultura
VER
Advertising and Cultural Complexity: Veda Partalo at TEDxUConn 2013
https://www.youtube.com/watch?v=HhzvEBJ9fEA
Fevereiro
5
LER
Peterson, Richard A. and N. Anand. “The Production of Culture Perspective”,
Annual Review Sociology, 2004. 30: 311-334.
7
Peterson
12
Identidade
e media
LER
McLuhan, Marshall. “Ads:
Keeping Upset with the Joneses”, Understanding
Media: The Extensions of Man. 1964. 250-257.
https://www.robynbacken.com/text/nw_research.pdf
+ --- The Medium is the Massage: An
Inventory of Effects. 1967
PDF
https://docs.google.com/file/d/0BwyDePyHbx1RMzdjMGUxZjctZTI2MC00NTNiLTg1YWYtY2U2YzNjZjBkODJl/edit?hl=en_US
Vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=cFwVCHkL-JU
14
VER
Curtis,
Adam. The Century of the Self, 2002.
Part 3: "There is a Policeman Inside All Our Heads; He Must Be Destroyed".
https://www.youtube.com/watch?v=ub2LB2MaGoM
+ The Century of the Self (Full Documentary)
https://www.youtube.com/watch?v=eJ3RzGoQC4s
19
McLuhan, Marshall. “The Gadget Lover”, Understanding Media: The Extensions of Man. 51-58.
21
McLuhan
28
Case Study 1 — The Price is Right
VER
The Price Is Right, May 31, 1957.
https://www.youtube.com/watch?v=feO7HeAbbH0
LER
Fowles, Jib. “Advertising’s Fifteen Basic
Appeals”, Common Culture, 2007. 73-91.
Shames, Laurence. “The More Factor”, Signs of Life in the USA, 2009.
86-93.
Março
4
PUBlicidade
Colóquio Discursos Publicitários: Semiótica,
Multimodalidade e Visualidade(s)
Sala B3
6
LER
Berger, John. Chapter 7, Ways of Seeing.
2008, 123-150.
http://waysofseeingwaysofseeing.com/ways-of-seeing-john-berger-15.7.pdf
+Ways of Seeing. Episode 4. BBC
1972.
https://www.youtube.com/watch?v=5jTUebm73IY
11
Entregar Análise
Texto
Case Study 3 — Mad Man
VER
Episódios 1 e final
13
Indústrias da
Cultura
Hesmondhalgh, David. “Introduction: Change and Continuity, Power and Creativity,”
The Cultural Industries. 2007, 1-26.
18
Hesmondhalgh. “The
Problem of Meaning: Thinking about Texts”, 40-50.
20
Case Study 4 — Andy Warhol & The Factory
LER
Joselit, David. “The Media Public Sphere: Pop Art and Beyond,” American
Art since 1945, Thames & Hudson, 2003, 64-95.
VER
http://www.theartstory.org/artist-warhol-andy.htm
http://www.warhol.org
25
Joselit
27
Case Study 5 — Wes Anderson
VER
Prada: Candy (2013), episode 1-3
https://www.youtube.com/watch?v=IvxcA0sP1R0
https://www.youtube.com/watch?v=oTBh0Fx4Fqg
https://www.youtube.com/watch?v=uyNrUOiZJDA
Prada: Castello Cavalcanti (2013)
https://www.youtube.com/watch?v=b87B7zyucgI
Abril
15
Revisões
17
Teste
22
Género e publicidade
VER
Kilbourne, Jean The Dangerous Ways Ads See Women, TEDxLafayetteCollege
https://www.youtube.com/watch?v=Uy8yLaoWybk
24
Case Study 6 — Barbie Doll
LER
Petracca and Madeleine Sorapure. “Three Selections About Barbie”, Common
Culture: Reading and Writing About American Popular Culture. 2012. 8-41.
Prager, Emily. “Our Barbies, Ourselves”, Signs of Life in the USA:
Readings on Popular Culture for Writers, Ed. Sonia Maasik and Jack Solomon.
2009. 613-616.
Petracca and Sorapure.
29
Case Study 7 — Terry
Richardson
LER
Peck, Jamie, “Take it from someone he abused: Terry
Richardson is a predator with a camera”, The Guardian. 17 June, 2014.
https://www.theguardian.com/commentisfree/2014/jun/17/terry-richardson-new-york-magazine-model
Hall, Jake. “Why do fashion's #MeToo moments keep
getting swept under the rug?”, CNN, 13 Nov. 2018.
https://edition.cnn.com/style/article/me-too-abuse-fashion-philip-green-refinery29/index.html
BROWSE
http://www.terryrichardson.com/archive/#/vintage
Maio
6
LER
Steinem, Gloria, “Sex Lies and Advertising,” Common Culture,
123-143.
“Getting Dirty,” Common Culture, 115-123.
Pozner, Jennifer L., “You’re Soaking In It,” Common Culture,
105-115.
8
Trazer 1 imagem para
responder à pergunta: O que aprendi afinal nesta cadeira durante todo um
semestre?
Construção de quadro visual
coletivo
Avaliação
Presenças — 5%
Participação —30%
Análise de texto — 30%
Teste — 35%
1. Presenças (24 aulas)
Contabilizadas em todas as aulas. Independentemente da assiduidade, os
trabalhadores estudantes terão metade das presenças atribuídas.
Durante as aulas, o computador e o telemóvel devem ser utilizados
apenas para realizar pesquisas relativas ao trabalho em curso e por indicação
explícita da professora — não te feches ao mundo atrás de um ecrã!
2. Participação
Na aula, competência de leitura e discussão dos materiais
bibliográficos propostos, pequenos textos escritos, comentários às
apresentações orais... Posts no blogue
da disciplina e flash presentation de
um post [5m no início da aula]. Resumo esquemático de uma das comunicações do
Colóquio Discursos Publicitários: Semiótica, Multimodalidade e Visualidade(s).
Blogue — http://culturalindustries-flul.blogspot.pt
Password — FaculdadeLetrasUL
Abre janela blogger.com et voilá!
Na última aula, tragam uma listagem dos vossos posts
[vão anotando à medida que os fazem], para serem considerados na totalidade, no
processo de avaliação.
3. Análise de texto
Comentário escrito de um excerto de bibliografia relevante sobre as
temáticas abordadas (2 páginas máximo). O enunciado será indicado no blogue
cerca de uma semana antes da data.
O trabalho deve ser impresso e entregue
em mão durante a aula, até ao dia 11
de março.
4. Teste
17 de abril
Teste escrito com consulta
de material impresso.
Os trabalhos devem ser entregues/apresentados nas datas propostas. Não são aceites elementos de avaliação fora
dos prazos inicialmente acordados. A
nota final é calculada a partir da fórmula acima apresentada, os trabalhos não
entregues correspondem a zero.
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